Histórico

O período acadêmico no ano de 2020 começou de forma muito animada, com uma calorosa recepção aos estudantes e com a expectativa de um ano de muitos eventos e realizações. Porém, já pairava sobre a comunidade acadêmica, a sombra do vírus da Covid-19 que começava a se disseminar de forma avassaladora pelo mundo afora.

Apenas duas semanas após o início do período letivo, depois de consultar integrantes do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão – CEPE, o reitor Demétrius David da Silva, emitiu o ATO N° 17/2020/CEPE, DE 14 de março de 2020 suspendendo por tempo indeterminado, por meio de ad referendum, as aulas de todos os três campi da UFV e em todos os níveis de ensino (educação infantil, ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação), bem como as datas e prazos estabelecidos em seus respectivos calendários escolares do ano de 2020, a partir do dia 16 de março de 2020. A medida teve como objetivo contribuir com as ações de prevenção à disseminação do novo coronavírus, que àquela altura, já havia se tornado pandemia.

De imediato, a maior preocupação da UFV foi proporcionar aos seus estudantes um retorno seguro para suas casas. Para isso, foi disponibilizado transporte de Rio Paranaíba para várias cidades de Minas Gerais, Bahia e São Paulo, atendendo vários estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Já no dia 21 de março de 2020, por meio da Portaria N° 0201/2020 a UFV autorizou o trabalho remoto de todos os seus servidores. Começava a partir daquele momento, uma nova fase na UFV-Rio Paranaíba.

Com os estudantes distantes do Campus e a maioria dos servidores realizando trabalho remoto, o Campus esvaziou-se de forma repentina e tomou ares de período de férias. Porém, o momento era de grande apreensão, pois, o cenário tornara-se totalmente incerto para o resto do ano. Os casos de pessoas contaminadas pela Covid-19 no país aumentavam a cada dia e muito pouco se sabia sobre a doença até aquele momento, o que aumentava ainda mais o temor de toda a sociedade.

Entretanto, apesar do cenário de incertezas e apreensões, o Campus começou a se mobilizar e várias iniciativas começaram a surgir no sentido de ajudar a sociedade no enfrentamento ao vírus que trazia tanto temor às pessoas. Com essas iniciativas, o Campus tomou um rumo nem de longe imaginado no início de 2020.

Um momento muito importante na fase inicial das ações de enfrentamento à Covid-19, foi a proposta de montar no CRP, um Laboratório capaz de realizar os testes para detecção do SARS-COV-2, o vírus causador da COVID-19. Ao mesmo tempo em que os desdobramentos para adequação do Laboratório de Diagnósticos Moleculares eram executados, outras ações de enfrentamento também ocorriam. Com as várias doações que foram chegando em curto espaço de tempo por meio da Fundação Arthur Bernardes, aumentaram a produção do álcool 70%, das máscaras de tecido e dos protetores faciais.

Até que entraram em cena, os apoios financeiros vindos do Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho de Patos de Minas, representados pela Procuradora Doutora Polyana Washington de Paiva Jeha e pelo Procurador Doutor Thiago Lopes de Castro, respectivamente, que demonstraram grande sensibilidade e confiança ao apoiar as iniciativas que já estavam sendo realizadas no CRP, nos ajudando a somar forças para ajudar a sociedade.

Com os acordos firmados com o MPF e MPT, ao todo, a UFV-Rio Paranaíba assumiu o compromisso de envasar 12.000 litros de álcool 70% glicerinado e não glicerinado, confeccionar 9.600 máscaras de tecido, produzir 18.500 face shields e realizar 1800 testes RT-PCR, atendendo um total de 47 cidades localizadas nas Regiões Noroeste de Minas, Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.

Durante o período de pandemia causado pela Covid-19, sobretudo nos primeiros seis meses da crise sanitária, o Campus passou por importantes adaptações e colocou toda sua estrutura à disposição da sociedade em um momento de grande sensibilização pelo qual todos passavam. Todos os acordos firmados com o MPF e MPT foram cumpridos e superados, e até o final daquele ano 2020, o Campus já havia produzido e distribuído gratuitamente mais de 15.000 litros de álcool 70%, mais de 12.000 máscaras de tecido, havia superado a produção combinada dos 18.500 face shields e realizado mais de 10.000 testes RT-PCR.

Como contrapartida, ficaram para o Campus a aquisição de alguns equipamentos e dois novos laboratórios, inimagináveis de serem conseguidos em tão curto espaço de tempo. Destaca-se também que, no início de 2021, tanto o MPF quanto o MPT emitiram despachos dando anuência a todas as prestações de contas apresentadas pela Diretoria Geral e pela Funarbe, referente aos repasses feitos para o Campus.

As ações de enfrentamento realizadas pela UFV-Rio Paranaíba demonstraram claramente a grande importância da presença da Universidade na região do Alto Paranaíba. Isso só se tornou possível devido a todos os investimentos realizados no Campus ao longo dos seus 15 anos de existência, sobretudo, aos investimentos concernentes à qualificação de professores e técnicos, sempre atentos às necessidades da sociedade.

O apoio de vários integrantes da sociedade, seja pessoa física ou jurídica e da reitoria em Viçosa, também permitiu potencializar as ações de modo que elas chegassem à tantas cidades e pessoas, demonstrando claramente que, quando há união em torno de uma causa, todos os desafios e limitações se apequenam com o somatório de forças. Nesse sentido, o Campus da UFV de Rio Paranaíba sempre estará à disposição para ajudar a sociedade.

Endereço

Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba
Diretoria Geral
Prédio da Biblioteca, 1º Andar, Sala 106
Rodovia MG-230 – Km 8 – Rio Paranaíba – MG
CEP: 38810-000 – Caixa Postal 22
Tel: (34) 3855-9372
E-mail: diretoriacrp@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress