Iniciativas
Diversas ações de enfrentamento foram realizadas durante o período de pandemia. A Diretoria de Extensão e Cultura, sob a coordenação da professora Virgínia Souza Santos, por meio do Instagram manteve as atividades do Projeto Arte e Cultura no CRP, disponibilizando apresentações culturais, exposições e minicursos, além de várias outras iniciativas que levaram mensagens otimistas para a comunidade acadêmica.
A Empresa Júnior do Curso de Nutrição (MeNutri), sob a orientação de várias professoras do curso, preparou três e-books para auxiliar os empresários do ramo alimentício da região. O material foi distribuído gratuitamente por meio de formulário online com orientações de higiene condizentes com as boas práticas de produção e comercialização de gêneros alimentícios diante do cenário de pandemia. A professora Débora Silva Melo, por meio da parceria entre a UFV-Rio Paranaíba e a Rádio Paranaíba FM, iniciou um programa de esclarecimento de dúvidas da sociedade sobre o auxílio emergencial que fora concedido pelo governo federal à população, durante o período de distanciamento e isolamento social.
Em agosto de 2020, sob a coordenação da professora Luciana Resende Cardoso Júlio, iniciou-se o projeto “UFV e SESC Minas de Mãos dadas contra o desperdício de alimentos e a fome” com o objetivo atuar em parceria ao programa Mesa Brasil do SESC Minas na redução do desperdício alimentar e a fome em Rio Paranaíba e região, promovendo a segurança alimentar e nutricional. O projeto é uma ação de grande relevância pois atende instituições de toda a região por meio da doação de alimentos, especialmente , na situação de aumento da desigualdade social e pobreza devido aos efeitos da pandemia. As doações são realizadas no espaço cedido pela Universidade no CRP I, e durante a pandemia foram distribuídos mais de 6000 quilos de alimentos, dentre eles cenoura, abacate, farinha, biscoito, achocolatado, entre outros. O projeto atende 18 instituições, com 1428 beneficiados, das cidades de Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba, São Gotardo e Tiros.
Outras iniciativas de vários servidores no apoio ao fortalecimento mental, diante da necessidade de enfrentar as diversas situações impostas pela pandemia, também foram realizadas. Nesse sentido, merecem ênfase dois projetos: “(A)colher: Terapia Comunitária Integrativa como recurso de cuidado e promoção da saúde ” e “Café com Bordado: Tecendo a arte do bem comum ”, coordenados pela professoras Monise Abranches e Karine Gomes, respectivamente. Além disso, a Divisão de Assuntos Comunitários manteve-se atenta no atendimento virtual aos estudantes, que necessitam de consultas médicas ou psicológicas.