Testes RT-PCR
O projeto intitulado “Laboratório de Diagnósticos Moleculares” da UFV-Rio Paranaíba foi apresentado à Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte e, para a felicidade da comunidade acadêmica e região, foi aprovado no dia 02 de abril de 2020. Dos 19 laboratórios aprovados naquele momento pela FUNED, seis foram laboratórios da UFV, sendo 5 laboratórios localizados em Viçosa e um localizado no Campus de Rio Paranaíba. A expectativa inicial era de realizar cerca de 50 testes por dia. A notícia foi amplamente divulgada nos principais jornais da região e do estado, contribuindo para elevada divulgação do Campus. A coordenação do Laboratório de Diagnósticos Moleculares ficou a cargo do professor Rubens Pasa e contou com uma ampla participação de professores, técnicos e estudantes.
Com a aprovação da FUNED, começava outro grande desafio que era equipar, adequadamente, o Laboratório de Diagnósticos Moleculares. Era necessário atender todos os critérios técnicos e de biossegurança exigidos para a realização dos testes. Esse desafio foi superado com muito empenho da equipe do laboratório, de vários setores da UFV e grande mobilização da sociedade do Alto Paranaíba que abraçou a iniciativa da UFV-CRP e contribuiu de forma efetiva com doações e empréstimos de equipamentos. Em um ano de atuação, o laboratório conseguiu triplicar a capacidade diária de testagem.
Os testes realizados eram do tipo RT-PCR, conhecido como “Padrão Ouro”, pois detecta o vírus ainda nas vias respiratórias do paciente, permitindo que medidas rápidas de isolamento e prevenção à disseminação da doença sejam tomadas. Esses testes foram realizados em parceria com as secretarias municipais de saúde, que eram responsáveis pelo monitoramento dos casos, coleta e envio das amostras até o Laboratório de Diagnósticos Moleculares em Rio Paranaíba.
Altos investimentos, da própria reitoria da UFV, possibilitaram a compra de equipamentos e reagentes para os seis laboratórios, incluindo, principalmente, o de Rio Paranaíba. Surgia então, mais um importante laboratório no Campus da UFV de Rio Paranaíba, que passaria a realizar um serviço altamente qualificado para a região. Por meio dos acordos firmados com o Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho de Patos de Minas, foram realizados 1800 testes RT-PCR, atendendo um total de 47 cidades localizadas nas Regiões Noroeste de Minas, Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.